sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Homenagem de José Ortiga

´
Um oficial da PMMG, ex-aluno das Escolas "Caio Martins", solicitou um pequeno texto para as comemorações do centenário do Manoel Almeida, acredita ser para um livro.
CORONEL MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA, meu primo-irmão.
Sim, no entanto, para juntar-me a outros. E fazer um pouco de história de um tempo em que tantos ainda prometiam nascer.
Juntar-me a amigos de momentos e circunstâncias  diferentes. Refiro-me àqueles que conviveram com o cidadão: policial-miliatr e educador, que também foi político -deputado estadual e federal reeleito, várias vezes. Com merecimento.
Muito moço, ingressou na Força Pública (Polícia Militar). Logo experimentou as agruras decorrentes da realidade político-social dos anos 20, dele  e da época. Inclusive na "linha de frente". Exatamente.
Já pensavam os políticos, líderes, e os comandantes, convergirem a atenção para a sua Força Pública. Buscaram dotá-la de um nível profissional  condizente à sua verdadeira destinação social.
Daí veio surgindo o Departamento de Instrução, a nossa atual Academia - 1934.
Ainda criança, conheci o primo quando, em férias, esteve em São Francisco, minha terra, vizinha de sua  Januária, ambas à beira do "Santo Rio". Acompanhava-o sua irmã, futura professora Maria Isabel.
Manoel preocupou-se com tudo e com todos. Levou-nos, meu irmão Heráclito e eu para estudar em Diamantina - comunidade altamente civilizada -sede do seu tradiciolnal Batalhão. 
Nossa convivência teve continuidade. Estava ele no curso de Formação de Oficiais, integrado por alunos de boa cultura. Manoel foi o primeiro da primeira Turma-1936.
Residimos mo bairro Carlos Prates. Nessa época exigia de mim e do seu irmão João lêsemos uma obra de autores brasileiros, principalmente, no espaço de cada semana. 
Ainda vacilante, tive dele um conselho definitivo: ingressar na Força Pública (Polícia Militar). Tammbém assim o fez em realação a outros jovens egressos da escola "Caio Martins"" e de nossa região natal.
Manoel tinha vocação de educador, de modo latente e intenso. Afortunadamente, casou-se com a jovem  Preofessora Márcia de Souza, que conheceu em Boa Esperança, sua terra.
Revelou à Márcia o seu projeto. Ao assentimento e entusiasmo dela somou-se o apoio do Comandante Geral da Força Pública (PM), Coronel José Vargas da Silva.
Assim também do Governador do Estado, Doutor Milton Campos. Criou-se a Granja-escola "Caio Martins", denominação inspirada no escoteiro, herói.
Com a colaboração de oficiais e praças, imprimiu o casal inédito e modelar estilo de educação e formação profissional de adolescentes normais. Os que não tivessem pais, ou de pais distantes, ou de pais modestos, financeiramente. 
Observamos: o mencionado estilo de educação e formação não "saiu de moda". Pelo contrário.  Implntada em Esmeraldas, estendeu-se a outros rincões. Foi para as barrancas do São Francisco. o rio da unidade, de onde veio o coronel Almeida.
Ocorre-me de haver realizado, com um colega. Primeiro Tenente José Cândido, a medição do entorno da Escola "Caio Martins".
Mais tarde, contou a Escola, na distante Carinhanha (divisa da Bahia), com o trabalho devotado do velho Antonio Ortiga, tio do Manoel. Hoje é Fundação "Caio Martins".
Amboa na reserva (aposentados), encontramo-nos, Manoel e eu, numa solenidade comemorativa na Academia de Polícia Militar, nosso antigo Departamento de Instrução(DI). Coronel Braga Jr. era o comandante. Em dado momento achegando-se mais, sussurou ao meu ouvido:"Zé, nós não somos primos. Nós somos irmãos".
Foi assim, muito mais ainda - o Coronel Manoel José de Almeida - o que anteviu tudo. O que a todos estendeu suas mãos generosas.
CORONEL PMQO
eX-COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR.

Um comentário:

  1. Brota nobres sentimentos e a emoção pulsa na ponta dos dedos ao ler o relato do meu amado primo José Cunha Ortiga. Suã mãe Alzira Cunha e meu avo Arnaldo Cunha viveram os anos felizes as margens do Rio São Francisco. Arnaldo de casa com Bernadete Muniz que nasceu em Juazeiro - BA e tiveram filhos e filhas. Alzira se casa com Antonio Ortiga.Manoel de Almeida e meu pai Antonio Cunha nasceram em Januária. Em 23\9\1930 Manoel de Almeida fez 30 anos e seu primo José Cunha Ortiga tinha 9 anos. Antonio meu pai tinha 5 anos. O slogan 50 anos de realizações em 5 anos fez de Juscelino o estadista do século. Os 50 anos de Manoel de Almeida em 23\9\62. O bi mundial no Chile e a seleção entra na lista das notáveis que haviam ganho 2 mundiais. Os 50 anos do primo José Ortiga em 27\6\71 e os 50 anos do Cruzeiro de Tostão que foi destaque em 2 mundiais. Os 50 anos de meu pai em 18\7\75 e a beleza que brota em ver o nascimento de seus primeiros netos em 75. Os 70 anos de Manoel de Almeida em 23\9\82 e a seleção tinha os craques Éder Aleixo e Falcão como destaque. A historia de meus familiares vão se misturando com a historia das copas. O centenário de Guimarães Rosa aconteceu centenário em 27\6\2008 e no dia 29\6 celebramos os 50 anos da nossa primeira conquista na Suécia.O centenário de Manoel de Almeida aconteceu em 23\9\2012 e meu primo Jose Ortiga se alegrou com a chegada de Ronaldinho no Galo. O Galo entre no seleto GRUPO dos dez mais que conquistaram a libertadores. Esse evento histórico acontecem em 23\7\2012 e nesse dia os caçulas de meus pais fizeram 45 anos. Eles nasceram em 67 e no dia 10\6 Israel havia ganha a guerra de seis dias e se tornou 3 vezes maior em extensão territorial. O Brasil ganha o tri mundial em 21\6\1970. Nesse 21\6\2018 celebramos os 10 anos da travessia de meu pai que nos deixou em 13\6\2008. Brota ternura e a esposa de Manoel de Almeida acaba de descer a sepultura no parque da Colina em BH onde foi sepultado meu pai. Ela estava com cem anos e sete meses. Nosso primo Jose Cunha Ortiga faz 97 anos nesse 27\6\2018 e minha mãe acaba de fazer 91 anos nesse 3\6\2018.

    ResponderExcluir