quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Quem foi Manoel José de Almeida para mim?


“- Um segundo pai espiritual, pois o primeiro pai espiritual é Deus; eu me lembro demasiado, quando o avião das Escolas Reunidas Caio Martins aparecia nos céus de Buritizeiro-MG, naquele voo rasante, anunciando que a bordo estava o diretor geral das Caio Martins, coronel e deputado Manoel José de Almeida. Então as crianças, inclusive eu que o chamava "Meu Padrinho" e assim ficou até hoje, gritávamos: "é o coronel, é o coronel, é o coronel." Era uma música em coro, uníssono. Ali vinha nos céus de Minas o nosso segundo pai espiritual, muito mais do que um pai carnal. Uma meia hora após, eis que surgia no carro da Caio Martins Manoel de Almeida, Coronel Astolfo, um outro coronel um tanto albino, cujo nome não me recordo, momento em que as crianças corriam ao lado do carro e outros atrás, sempre gritando "é o coronel! - Abria-se a porta e do veículo o nosso pai espritual descia, já com dois filetes de lágrimas nos olhos e as crianças o tocavam, em afagos amáveis, sentiam-se seguras por ali estar o protetor delas. Manoel José de Almeida foi um espírito encarnado que se sobrepos ao seu tempo, ou seja excedeu em bondade o quilate deferido por outros naqueles dias. Hoje, está na corte de anjos do nosso pai celestial: hoje ele reencarna as palavras do saudoso Guimarães Rosa: "As pessoas nunca morrem, ficam encantadas." Manoel José de Almeida, ainda que ocupara diversos cargos e a adversidade da vida até o empurrou para as guerras, foi aquele homem descrito por Ernesto Che Guevarra: "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."

Ele está encantado no coração dos verdadeiros caiomartinianos, aqueles caiomartinianos idelistas que jamais negarão a sua origem e a história verdadeiramente vivida. Para mim ele viverá eternamente. É isto que ele é para mim e meus olhos já se lacrimejam”. Walter Santos.
21 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário