terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quem foi Manoel José de Almeida

Algumas palavras de Cláudio Antônio de Almeida sobre seu pai, o Coronel Manoel José de Almeida. Ele convida a todos a escrever sobre o nosso homenageado:

MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA, nascido em Januária, Minas Gerais, filho de sapateiro. Ainda jovem, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais, como forma de ajudar a família, residente em Diamantina. Participou ai, das revoluções de 1930 e 1932. Como militar, idealizou as Escolas Caio Martins, voltadas para o amparo ao menor abandonado. Ainda dentro de um espírito voltado à educação, candidatou-se a Deputado Estadual e, posteriormente, a Deputado Federal, onde apresentou projetos de importância estadual e, principalmente nacional, como o Projeto de Construção da Represa Hidrelética de Três Marias e a Incorporação de significativa área de Minas Gerais à SUDENE. Numa vida, com atividades tão distintas, muitos foram os seus amigos e admiradores. O objetivo desse BLOG é exatamente ouvir a opinião dessas pessoas, em toda a sua plenitude. Fale do seu relacionamento com Manoel de Almeida, dos  projetos, ideais, enfim, dê seu depoimento simples e claro. A Comissão Organizadora do Centenário de Nascimento de Manoel José de Almeida, agradece.

3 comentários:

  1. Meu avô foi meu pai. Com sua alegria de aprender me ensinou a sede de conhecer. Essa introdução às leituras, críticas e viagens marcou fundo minha personalidade. A coragem de rir e se sensibilizar com o novo sempre tendo em vista construções de qualidade me instiga a melhorar e crescer sempre. A convivência com esse grande homem me deu a dimensão do que interessa: ser

    ResponderExcluir
  2. Conheci o deputado Manoel José de Almeida em Buritis (MG), durante as campanhas para deputado federal, pelo interior de Minas. Uma vez o encontrei na casa de Manoel dos Anjos, na cidade de Januária, parece-me que em 1964, época em que eu estudava no Ginásio São João daquela cidade mineira. Ele e sua esposa foram àquela casa fazer uma visita de cortesia. Em 1969 estive em seu apartamento em Brasília, acompanhando uma turma de formandos do ensino fundamental oriundos de Januária, a terra natal do deputado. Lembro-me com bastante nitidez da assinatura e das mensagens do coronel Manoel de Almeida, nos cartões enviados para a minha casa em Buritis. Eu não me cansava de ler as mensagens e admirar a sua letra tão bonita. Manoel de Almeida foi um homem influente e de muito prestígio entre eleitores, amigos e admiradores. Na minha opinião, Manoel de Almeida é merecedor de todas as homenagens, pelo notável serviço prestado ao estado de Minas Gerais e ao Brasil.
    Onofre Ferreira do Prado - escritor e ex-militar da FAB
    Belo Horizonte, 1 de fevereiro de 2013

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir