quarta-feira, 4 de abril de 2012

Discurso proferido por MÁRCIA DE SOUSA ALMEIDA no evento de abertura do Centenário de Manoel José de Almeida

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA
 
CAIO MARTINS, 30 DE MARÇO DE 2012

Discurso proferido pela Viúva MÁRCIA DE SOUSA ALMEIDA
 
Estamos aqui reunidos para dar início ao conjunto de eventos que comemoram, em 23 de setembro deste ano, o CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA.
 Muitos fatos relevantes poderiam ser relatados, considerada a longa e profícua existência, com ele convivendo, como esposa e companheira das lutas que enalteceriam seu inegável valor humanista, pelo conjunto de sua obra e que a sociedade reputa como dignificante. Teria certamente que dar aqui um longo depoimento.
 Já tive a oportunidade de fazer esse depoimento, como Educadora, quando tomei a complexa empreitada de escrever um livro biográfico versando sobre nossas vidas e, acreditem, à época, já estava com 87 anos, quando publiquei o livro SEMEANDO E COLHENDO, em Belo Horizonte, em 2005, divulgado em vários lançamentos, tornando-se leitura imprescindível de toda a família “caiomartiniana” e de amigos.
 Hoje, aos 94 anos, careço de forças físicas para me permitir estender adiante, visto minhas condições de saúde, tanto que estou me permitindo ler este texto, quando quem me conhece, sabe que sempre preferi o improviso emocionado, e que me permite olhar nos olhos dos presentes, claro, quando não ficam emocionados.
 Penso, diletos amigos, alunos, chefes de lares, professores, diretores, funcionários, que MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA, foi sobretudo um inventor de idéias, de diferenciados e modernos processos pedagógicos e civilizatórios.
 Hoje é moderno falar em holismo, integração interdisciplinar e mesmo transdisciplinar na educação, desenvolvimento auto sustentável, direitos de cidadania, inclusão étnica,  cultural e de gêneros, além da globalização da comunicação que torna todas as pessoas  um só corpo orgânico.

Todavia, com toda a simplicidade que o Evangelho de Jesus e seus seguidores nos ensinaram, fez MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA acontecer aqui, inovações bem antes disso tudo acontecer, porque viveu fora de seu tempo.
 Pois bem, continua sendo uma concepção moderna a construção de uma escola sem fronteiras físicas, que rompe o isolamento institucional, abrindo-se para o mundo, como o fez desde o primeiro momento em que se criou a Granja Escola Caio Martins, numa forma simples, integrando num único corpo, Lar, Escola, Comunidade, Trabalho Produtivo, a Vida lá fora e aqui dentro. Pois esta Escola não se restringia aos bancos escolares, mas acontecia nas Oficinas de Artes e Ofícios, nos Canteiros, no Culto Religioso, na Música.
 Na vivência dentro das Casas-Lares, dotadas de vida, absolutamente normal e ambiente natural, onde pais e mães e seus filhos biológicos acolhiam outros filhos e irmãos reais e essas crianças, ainda que não adotadas formalmente, conviviam legitimadas na amorosidade reinante, tanto meninos como meninas, um grande avanço, pois as escolas à época, discriminavam o gênero por fileiras de bancos separados, ou eram as escolas exclusivamente masculinas ou femininas. Na verdade, uma grande família comunitária, onde todos reconheciam que nossos próprios filhos, netos e bisnetos, sempre fizeram e ainda dela fazem parte.
 Na música que embalou os sonhos de CAIO MARTINS que se reunia em torno do Coro Orfeônico “Catulo da Paixão Cearense”, cantando as brejeiras e melodiosas modinhas mineiras e nordestinas; levando a música de Villa-Lobos e o folclore; os versos poéticos de Saul Martins, e outros compositores das regiões de procedência das crianças, valorizando o trabalho do homem do campo.

No convívio diário com a natureza, na criação de animais, no plantio dos alimentos produzidos por eles mesmos, na edificação das casas-lares e na fabricação de móveis e artefatos construídos pelos próprios alunos.
 Nas verdadeiras cartilhas de vida, que fazem parte das mais profundas e melhores reminiscências dos professores, que se formaram, profissionais liberais aqui iniciados; os especialistas em agropecuária, pois era isso o que fazíamos no início da Obra.
 No caminhar como escoteiros, líderes cantavam o Rataplan, seguindo “a passos firmes e na trilha do dever”, como nos ensinou em seu lema de autonomia e determinação do “CAMINHAR COM AS PRÓPRIAS PERNAS”, o menino-herói CAIO VIANA MARTINS.
 No cavalgar nos animais, no deslocar em jardineiras, caminhões, nos tratores agrícolas e de esteira, fazedores de estradas pioneiras.
 No viajar, no Anjo Verde, que sobrevoava céus nem sempre de brigadeiro, por entre nuvens e montanhas das alterosas de Minas Gerais, que jamais esqueceremos e, mesmo depois, quando estendemos até à Granja das Oliveiras, em Brasília-DF, onde a Caio Martins marcou sua presença no Planalto Central e na Capital, exemplo de arrojo e determinação do Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira.
 Nos barcos que singravam o Paraopeba, o São Francisco, o Carinhanha, o Coxá, o Urucuia, o Jequitinhonha, nos distantes núcleos e centros que levaram civilização e serviços beneméritos aos desassistidos chapadões de bugres, grotões, grandes sertões – veredas e buritis perdidos de Guimarães Rosa e Mário Palmério. Foi como assistir a uma bela revoada de sabiás, bicudos, curiós e araras.
 Bem antes de a Internet ligar os lares e mentes, falavam pela rádio morse-telegrafia, pelo rádio amador, quando não pela linguagem de bandeiras do escoteiro. Tudo muito moderno e atualizado, numa antecipação do que seria o futuro.
 E tudo a partir da aceitação de um modelo de amparo à criança desvalida,a partir da Polícia Militar de Minas Gerais, à época, comandada pelo saudoso Coronel José Vargas.
 Eunice Weaver, Alaíde Lisboa, Afro Amaral Fontoura, Malba Taham, Oswaldo Sangiorgi, Áurea Nardelli, Marta Nair Monteiro e companheiros do magistério mineiro, escritores e educadores e, especialmente, Helena Antipoff, aplaudiram o primado da simplicidade sobre o hermetismo clássico da escola concebida pelos educadores europeus e americanos.  E num trabalho célebre da maravilhosa educadora russa que assim, sintetizou: “eu tenho visto muitas experiências educacionais pelo mundo todo... mas me curvo diante de uma Escola criada por um militar, cuidada por militares e suas famílias e, de todas elas, a menos militarizada em processos disciplinares e educativos...pois singelos, espontâneos e libertários”. 
E mais o reconhecer que a beleza de toda a construção está na estética da simplicidade, do despojamento, da amorosidade incondicionada, pois a criança quer ser amada, a criança não tão somente precisa aprender, mas viver feliz. Esta criança é o centro de tudo. Como o queria MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA, o Educador, o Militar e o Político, que se direcionou pelo desenvolvimento da educação e que, além de exercer a Relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara Federal, que analisou o problema do menor no Brasil, postulou o Projeto Dom Bosco e o modelo de uma verdadeira Universidade da Criança, onde a criança seria o objeto de trabalho, o pilar de edificação voltada para abrigar um mundo mais fraterno.
Numa sociedade na qual se previne a insegurança com educação fundamentada, universalista e pluralista, não há porque buscar remediar o delito cometido por quem não teve chances dessa inclusão com a alternativa de encaminhamento a um mundo nebuloso.  Como aquele a que se destinou o temido ZÉ MUNIZ e que a sociedade recria a todo instante.
MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA estava preocupado com a falta de alternativa com aquele garoto que furtou para conseguir o remédio salvador, de que precisava sua mãe e que chegara muito tarde, gerando-se então o cidadão vingativo e cruel que a sociedade deveria evitar para depois não reprimir tardiamente.
Por isso, ao acatar uma missão para dar solução viável a uma fazenda da Polícia Militar, de criação de cavalos, chegou aos seus Comandantes e ao Governador Milton Campos, sugerindo sua utilização na assistência e educação  de crianças desvalidas.
Tomados de surpresa pela proposta, seus superiores pediram um Plano Básico, que foi feito com a singeleza de toda obra de arte e que veio a se transformar numa instituição exemplar que recebeu visitas de Presidentes da República, Governadores e Autoridades, que reconheceriam e honrariam seu incontestável mérito.
 Por isso, lembrar de MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA, nos seus 100 anos de nascimento, é falar por absoluto do presente que se deve produzir a cada instante, pois o futuro apenas depende disso, pois como ele costumava repetir, a “CRIANÇA É O PAI DO HOMEM”.
Obrigada a todos que aqui compareceram e cultuaram seu nome e sua vida, eivada de profundos significados para todos nós. Autoridades, ex-alunos que vieram de tão longe e tantos amigos e familiares que nunca se afastaram de nós e que lamento não ter condições de nominar a todos.   Um abraço especial a meus filhos, netos e bisnetos, que sempre me deram todo apoio ao longo de minha vida e durante o período em que Presidi a FUNDAÇÃO CAIO MARTINS e, principalmente, durante sua infância repartida, pois meus filhos tiraram do tempo e do espaço de si próprios e ao fazerem com  inegável despojamento consignaram amorosidade aos nossos outros também amados filhos que para aqui acorreram vindos de todas as regiões do Estado e do País. E disso resultou poderem angariar todo o crédito e das boas sementes quando plantadas, viabilizam alvissareiras colheitas.
MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA está entre nós. E eu o sinto de forma profunda e consciente, pelo seu pensamento, inteligente, magnetismo, criatividade, determinação, leveza e doçura, em que pese militar - era um homem que gostava de tocar bandolim e flauta doce, sua nobreza de caráter, disciplina, honradez, probidade, lealdade aos seus elevados princípios e por ser profundamente espiritualista e crente no Criador que nos mostra a luz e o caminho a ser seguido, quando adentramos na seara de cada um de nós, de redenção e serviço aos mais aflitos e aos desvalidos de toda sorte.
Que Deus abençoe ao MANOEL por tudo que foi e é e, nos Abençoe a Todos, com a mesma luminosidade.

Caio Martins, 30 de Março de 2012
MÁRCIA DE SOUSA ALMEIDA

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