terça-feira, 20 de março de 2012

CONVITE PARA O CENTENÁRIO DE MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA




ESTÃO TODOS CONVIDADOS PARA O CENTENÁRIO DE MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA!!!

2 comentários:

  1. Tia Áurea cujo Centenário Áurea Nardelli tambem esta sendo celebrado neste ano ... assim como as Educadoras Eunice Weaver e Helena Antipoff foram incentivadoras das idéias nascentes na singela Granja Escola Caio Martins em Santa Tereza, em Esmeraldas ( Fundação Caio Martins Fucam) e participaram de seminarios e muitos esforços que culminaram no seu cabal reconhecimento enquanto instituiçao emblematica e exemplar, ja que constituia uma escola que abrigava inusitadamente meninos e meninas carentes, num modelo integrativo de Educaçao-Trabalho-Comunidade sob a egide da franca amorosidade que se pode obter numa relaçao de convivencia em que o LAR eh o foco de toda a filosofia pedagogica e, o mais paradoxal, tudo brotado no seio de uma corporaçao militar que preconceituosamente eh sempre vista como um aparato ideologico de estado repressor ... e nao como um ambiente de trabalho educacional preventivo e nao necessariamente repressivo ... e que foi idealizada por Manoel Jose de Almeida, contando com o apoio de toda uma vida da esposa querida, a professora Marcia de Sousa Almeida, e que relata de forma abragente fatos essenciais da historia politica e educacional brasilieria no seu antologico "Semeando e Colhendo" publicado em 2005 pela Editora Armazem de Ideias ... Manoel e Marcia, sao meus pais ...

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de nascer primeiro no lar de Manoel e Márcia. As minhas primeiras impressões são os movimentos de eu ser passada dos braços do papai para os braços da mamãe no alto do colégio Batista. Ele ia para a Escola de Engenharia, bem cedo, antes de ir para o Palácio da Liberdade, onde trabalhava com Dornelles, no governo do interventor Benedito Valadares. Lembro-me dos passeios na carrocinha puxada por cabras e de beber leite forte de cabra.
    Quando uma noite vi o casal trabalhando entusiasticamente eu perguntei - O que é educação? E o papai me olhou nos olhos e disse: - É conduzir, é levar as pessoas a viver bem numa comunidade. Então, eu lhe disse: - Não quero nunca ser educada!
    Com 5 anos, via chegada dos primeiros dezoito meninos na casa da Plombagina. O Jaime pegou minha boneca Sônia e cortou os cabelos dela. Foi tão rápido que eu fiquei sem ação. Para ficar perto dele eu o acompanhava-o de mãos dadas pela suas visitas aos lares, ele tinha um jeito de falar em parábolas, como Jesus. Tudo que foi ensinado aos primeiros meninos eu aprendi por tabela.Às vezes, a carapuça entrava e eu via que ele tinha falado aquilo para mim. Só quem conversou com ele, desfrutou da sua sabedoria, das suas pausas, do seu pensamento desenvolvido devagar observando nossos olhos. Nunca vou me esquecer da mão dele quente na minha. Maria Coeli de Almeida Vasconcelos, em Brasília, 26 de março de 2.012.

    ResponderExcluir