quarta-feira, 7 de março de 2012

Depoimento de Claúdio - filho de Manoel José de Almeida

INFARTE????

A saúde de meu pai – Manoel José de Almeida, sempre foi uma preocupação para toda a família, e por extensão, nós filhos sempre vivemos sobressaltados com as constantes internações. Cheguei a imaginar que, na infância, meu pai teria sido picado por um barbeiro. Mas infarto mesmo, pelas informações médicas, a cada internação, ele nunca teve. Mas tudo tem sua primeira vez.
O segundo filho de meu irmão mais novo, João Lincoln, tinha acabado de nascer e estava tendo problemas com uma infecção hospitalar. Estava internado há dias e seu estado era cada vez pior. Era o Alexandre, de quem mais tarde eu viria ser padrinho e, que, bem mais tarde, seria meu genro, vindo a se casar com minha filha, Giovanna.
Naquela época, as passagens de avião eram de tirar o couro da gente e, a opção era enfrentar as 10 a 12 horas de ônibus, pé duro, de Brasília a Belo Horizonte. E foi assim que me desloquei para lá, quando recebi um telefonema do João, dizendo que o Alexandre não passaria daquela noite, conforme os médicos. Peguei minhas coisas e fui para a rodoviária e lá consegui um ônibus naquela mesma noite.
Sem tempo para passar no apartamento de meus pais, no centro da cidade, segui direto para o hospital, onde estava internado meu sobrinho, na periferia da cidade. Lá me encontrei com meu irmão, completamente derrubado, como se diz em Minas, demonstrando não dormir há várias noites. A criança parecia um ratinho. Cabia dentro de uma caixa de sapato infantil. Tinha a cabeça toda furada por agulhas de soro, pois não se conseguia mais outros lugares no corpinho para as transfusões. Num canto, vi a mulher do João, em profundo silêncio. As notícias não eram boas, ao contrário, eram derrotistas, sem qualquer expectativa positiva. Discretamente, João me chama para conversar fora do hospital. Imaginei que iria falar sobre o estado do Alexandre.
Mas nada disso, João fala de forma assertiva: você não vai ficar aqui. Papai teve um infarto em Esmeraldas. Acabei de falar com o médico e a situação é grave. São momentos em que você está em cima da ponte e ela está ameaçada de cai e você tem que decidir para que lado deve-se correr. Mas o João já havia traçado as coordenadas. Pegamos o carro e buscamos minha mãe em casa, seguindo para a Escola Caio Martins, onde meu pai se encontrava. Em uma hora chegamos e vi meu pai prostrado na cama, consciente, mas sem demonstrar reações de qualquer natureza. Ele me olhou de uma forma diferente dos olhares otimistas que eu estava acostumado a vislumbrar em seus olhos e não senti firmeza. Muitos alunos e professores se encontravam na casa e davam toda atenção a ele. Aproximei-me do médico, que era amigo de meu pai e que, nas eleições, sempre prometia a ele uma boa votação em Esmeraldas, mas que na verdade esse prestígio não se transformava em votos.  Mas meu pai gostava dele. Era um cara jovial, alegre, extrovertido e contador de história. E para o bem de meu pai, ele era especializado em cardiologia. Era tudo o que meu pai precisava naquele momento. Não me lembro do nome dele, não importa. Soube depois que ele se mudou para outra cidade.
E então o médico me diz de forma explícita - seu pai teve um enfarte do miocárdio. Estou aqui de posse dos eletro-cardiogramas, veja. Eu olhava aqueles rabiscos de baixo para cima, que não me diziam nada. E o médico contemplava a minha cara de imbecil total. Dava vontade mostrar um problema de macro-economia pra ele – sou economista, ninguém é perfeito, para ver qual seria sua reação. Minha mãe olhava para o João e João olhava pra mim. E aí, Doutor, o que fazer? Estou aqui pra colaborar no que for possível. Posso levar meu pai para Belo Horizonte agora? Jamais, disse ele; seu pai não tem condições físicas para se deslocar daqui para lugar nenhum. O estado dele é gravíssimo.
Mas Doutor, o que fazer então, se ele aqui não tem condições de atendimento, condizente com o estado em que ele se encontra. É, mas ele não pode sair daqui não. Ele não agüentaria chegar a Betim – cidade situada no meio do trajeto para Belo Horizonte. Fiquei desorientado, sem saber o que fazer, andando de um lado para outro, imaginando tudo o que me era possível para solucionar aquele impasse. Ultrapassava os meus humildes limites de raciocínio. Disse então ao médico que iria a Belo Horizonte pensar numa solução. O meu desejo era levar um médico, com os para-médicos e ambulância equipada, para atender a meu pai. Mas vamos ver o que existe pela frente. Despedi do meu pai, com os olhos. Foi uma troca de olhar triste, muito triste, aproximando-se de um olhar de despedida. Minha mãe ficou ao lado dele.
Chegando a Belo Horizonte, fomos direto para o Hospital, onde se encontrava o filho do João Lincoln. A situação da criança era a mesma – crítica. Meu Deus, o que fazer numa situação dessas? Um sobrinho terminal e o pai enfartado. Minha mãe também tinha saúde frágil. Mas num lance de HEURECA, João disse sem pestanejar: vamos arranjar um helicóptero. A primeira vista pareceu ser uma coisa descabida, até meio maluca. Não tínhamos acesso a esses meios de transporte e era, para mim, algo muito distante. Mas foi uma idéia. Como materializá-la!
A imaginação começa a fruir quando lembrei-me de procurar o cunhado de minha irmã, então Deputado, Paulino Cícero, que à época era Secretário de Educação do Estado. E para lá, rumei. Na frente da Secretaria havia uma manifestação imensa de professoras primárias, reivindicando tudo que era possível naquele dia. Tinha que ser. Eu não sabia nem como entrar na Secretaria. O clima era terrível, pois alguns funcionários, de forma estúpida, começaram a jogar água nas professoras.  A revolta se tornou odienta, fazendo com que as palavras de ordem mudassem para ofensas e outros impropérios impublicáveis. Mas, diante daquela situação, dei a volta e entrei pela porta dos fundos do prédio, buscando localizar o Gabinete do Secretário. A Secretaria funcionava em um prédio muito antigo, mas uma construção “art nouveau”, à época muito comum na cidade, uma influência da arquitetura francesa. As parede eram grossas e não haviam colunas. O teto continha pinturas já desbotadas, mas bonitas. Uma enorme escadaria me levaria até a parte superior. Lá, me identifiquei e disse ao funcionário que precisava falar com urgência com o Secretário. Argumentou que ele se encontrava numa reunião buscando uma solução para a greve dos professores e, uma saída honrável para aquele episódio do banho de água nos mestres. A repercussão eleitoral para ele seria catastrófica.
O funcionário entrou e retornou rapidamente, autorizando meu ingresso. Havia uma sala enorme, com uma mesa imensa de jacarandá, linda, rodeada de técnicos, assessores e pessoal da segurança, enfim, mais de 20 pessoas dando palpites e eu lá, tentando arranjar um helicóptero. Naquela época não havia telefone na Caio Martins, e muito menos celulares. Então, como saber do estado de saúde de meu pai. Paulino, como eu o chamava, me colocou sentado a seu lado na reunião e perguntou qual a razão daquela urgência. Relatei o problema do meu pai e o diagnóstico do médico-cardiologista, de que o estado de saúde dele era gravíssimo e sua remoção de automóvel, era impossível de se processar, pois ele não resistiria.  Paulino ficou preocupado e perguntou-me o que  estava pensando. Comentei com ele sobre o estado de saúde do filho do João Lincoln e disse sobre a sugestão apresentada por ele. Um helicóptero. O Secretário, a princípio meditou, por alguns instantes. Em volta dele aqueles homens cochichando uns com os outros e me sentia extremamente constrangido, pois havia presenciado aquela confusão na porta da Secretaria e a pressão sobre o Secretário era bárbara. Paulino mandou chamar seu Chefe de Gabinete,  mandando-o contatar com o Chefe do Gabinete Militar do Governador do Estado. Francelino Pereira era o Governador. Paulino conversou detalhadamente com o militar, por alguns momentos, dando uma prioridade zero ao meu problema. Disse ao Paulino que, caso meu pai piorasse imaginava leva-lo para Hospital do Coração, em São Paulo. Nem parecia que lá fora estava aquela tormenta, e, dificilmente aqueles professores arredariam o pé dali, sem uma solução definitiva. Paulino, concluiu a fala e me disse: o helicóptero está à disposição de vocês. Combine a rota a ser realizada com o pessoal do Gabinete Militar e traga seu pai para cá imediatamente.  Quando sai do prédio, olhei para o Secretário que tinha um semblante sério e contraído. Como agradecer? Só um abraço fraterno.  Para ele, muitas coisas ainda estavam por vir. Era um inferno em sua pasta. Quanto a mim, já existia um caminho traçado.
Com tudo o que eu precisava e queria, rumei para o Gabinete Militar e traçamos as coordenadas com os militares e o piloto. Peguei o João e fomos para a Caio Martins, situada no município de Esmeraldas. À época, a estrada era em grande parte de terra, e suas condições precárias. Encontrei meu pai deitado, totalmente vencido. Relatei a ele sobre a situação que o médico havia descrito e as providências tomadas para o seu deslocamento. Ele deu um sorriso: “que bom que as crianças da Caio Martins vão poder ver um helicóptero de perto”. Conversei com o médico, que se prontificou a acompanhar meu pai no helicóptero, juntamente com minha mãe. Mas o estado de saúde do Alexandre continuava crítico. Mesmo assim, João ainda me acompanhou até o Aeroporto para aguardarmos a chegada histórica do helicóptero. Quando avistamos o bichinho lá no ar, me emocionei. Descia meu pai, com um sorriso nos lábios, dizendo que a meninada estava toda feliz em poder conhecer um aparelho daqueles, de perto. Disse que o helicóptero pousou no campo de futebol da Escola, onde ficaram centenas de crianças e adultos, aguardando a saída do vôo. Foi uma festa, pela feição de meu pai, comentando. Conversei com o médico que ratificou seu diagnóstico em relação ao estado de saúde de meu pai - INFARTO. Antes, havia mantido um contato telefônico com a médica-chefe do Hospital do Coração em São Paulo, Dra. Maria Helena, jovem, bonita e elegante, para uma eventual necessidade de levar meu pai para a Capital paulista. Era ela auxiliar direta do Dr Adib Jatene, o papa da cardiologia no Brasil.
Mas tivemos uma agradável surpresa. A Chefia de Gabinete, mantendo contato com o Governador, autorizou o envio de um avião do Estado para conduzir meu pai até São Paulo. João e o médico ficaram em Belo Horizonte e seguimos, eu, minha mãe e meu pai para a Capital paulista. A viagem foi tranqüila e rápida. Nunca me senti tão prestigiado. Estava acima do bem e do mal.  Já prevendo o problema do trânsito em São Paulo, entrei em contato com meu sogro, à época residindo em São Paulo, pedindo-lhe que nos pegasse no aeroporto. Assim, o fez e seguimos direto para o Hospital do Coração. Fomos recebidos pela equipe de cardiologia do hospital, pois as notícias da saúde de meu pai já haviam chegado antes de nós. Logo fomos alojados em um apartamento, mais bem equipado do que qualquer UTI de hospital de Belo Horizonte. Realmente, um excelente nosocômio. Meu pai foi levado a fazer uma bateria de exames, durante todo o dia enquanto eu e minha mãe aguardávamos no apartamento. Uma gripe forte, começou a tomar conta dela. Mais essa. Ela estava muito fragilizada e eu precisava que ela estivesse bem para acompanhar meu pai, pois eu teria que providenciar a papelada para a internação de meu pai. Eram documentos de INPS, seguro saúde, enfim, coisas que o hospital exigia para a internação e, naturalmente o ressarcimento das despesas, que ali, não seriam poucas. Mas minha mãe piorava cada vez mais e terminou prostrada na cama do hospital, tendo eu que chamar médicos para atende-la.
Mas a expectativa em relação aos exames era cada vez maior. O quadro pintado pelo médico de Esmeraldas era o pior possível. Comuniquei a todos os irmãos a situação de meu pai, para que se preparassem para o que pudesse a vir a ocorrer. Meu pai parecia ser o mais tranqüilo de todos. Estava com uma fisionomia boa e se alimentava bem. O problema agora era D. Márcia, com aquela gripe fora de hora.  Eis que entram no apartamento o Dr. Adib Jatene, Dra. Maria Helena e mais uns três homens de branco, que imaginei serem também cardiologistas. Olhei para Maria Helena e ela sorriu. Era difícil àquela altura interpretar aquele sorriso. Nem Mona Lisa tinha aquele sorriso. Indescritível. Dr. Jatene se aproxima do leito de meu pai e diz. O SENHOR NÃO TEVE INFARTO !!!!!!  Eu não entendi nada. Havia levado os eletros e entregue, juntamente com outros exames e descrição de procedimentos realizados, ainda na Caio Martins. POIS É, confirmou ele, NÃO FOI INFARTE. O senhor tem o coração bastante dilatado. Se tivesse que fazer algo, seria um transplante, mas isso seria em última hipótese. Olhei para Maria Helena e entendi o seu sorriso. Ela acompanhou meu desespero em todos os momentos em que estive no hospital. Ela almoçava e lanchava no hospital e sempre nos encontrávamos para falar sobre o episódio. Despediram de meu pai e deixaram o apartamento. Ficamos, eu, minha mãe e meu pai olhando um para a cara do outro. Patéticos.
E AGORA? O que vamos dizer pra todo mundo. Pro Governador, pro Secretário, pro João Lincoln, para os irmãos, para os alunos e funcionários da Caio Martins, para a criançada que viu meu pai sair num helicóptero. E o médico, como é que vai ficar nessa história. Falamos e falamos e meu pai ouvia e esboçava um sorriso jocoso. Acho que ele foi o único a curtir todo aquele estado de coisas. Vendo que não havia uma solução plausível para o caso, convenci meu pai a assumir toda aquela história. Para todos os efeitos, ele o senhor teve um INFARTO. Vai passar uma temporada aqui no hospital e depois vai para a casa de minha irmã, em Bragança Paulista, curtir o descanso merecido do velho guerreiro.
Mais tarde, ligamos para os irmãos dando boas notícias, e recebemos a informação do João de que o Alexandre teria recebido alta no hospital.
Mas são tantas as histórias, lembranças interessantes, até engraçadas, outras tristes, na trajetória de vida de meu pai, mas, com certeza posso dizer que sinto-me orgulhoso ao falar que sou filho de um POLÍTICO. O POLÍTICO MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA.

CLÁUDIO ANTÔNIO DE ALMEIDA – segundo filho do casal Manoel de Almeida/Márcia Almeida. Economista e Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário